Logo contendo duas poltronas viradas uma para a outra.

meditar.jpg

Mindfulness: uma forma de cuidar da mente e estar presente

Mindfulness não é uma técnica; é uma maneira de estar presente no mundo, de estar em sintonia com os momentos vividos, com clareza, aceitação e serenidade.” — Cosenza, 2021

Essa frase me chamou a atenção em um dos livros que li recentemente, e despertou um desejo profundo de estudar o Mindfulness como uma prática que complementa minha formação como psicóloga, mas, antes de tudo, como ser humano.

O que é Mindfulness?

A palavra Mindfulness significa Atenção Plena, ou seja, estar presente no momento atual, de forma intencional, sem julgamentos e com aceitação.

É uma prática que nos convida a sair do piloto automático e a nos reconectar com o que está acontecendo agora — seja dentro de nós, seja no ambiente ao nosso redor.

Origem e aplicações do Mindfulness

Inspirado em tradições meditativas budistas, o Mindfulness foi adaptado para o contexto ocidental por Jon Kabat-Zinn, na década de 1970. Desde então, passou a ser integrado em programas de saúde, especialmente no cuidado com a saúde mental, com aplicações no tratamento de:

Diversas pesquisas já demonstraram os efeitos positivos da prática de Mindfulness na regulação emocional, no aumento da atenção, na diminuição da ruminação e no fortalecimento do bem-estar psicológico.

Mindfulness é mais do que meditar sentado

Um dos mitos mais comuns é pensar que só se pratica Mindfulness sentado, em silêncio e por longos períodos. Na verdade, a atenção plena pode estar presente em pequenos gestos cotidianos, como comer, andar, tomar banho, respirar.

A proposta é cultivar presença, curiosidade e aceitação no agora — mesmo em ações simples e rotineiras.

Formas simples de praticar Mindfulness

Estar presente pode parecer simples, mas é uma prática profunda. O convite do Mindfulness não é para viver sem dor, mas para nos relacionarmos com ela de forma mais lúcida e compassiva.

Se esse texto despertou seu interesse, talvez seja o momento de dar o primeiro passo. Comece com o que for possível e lembre-se: atenção plena não exige perfeição, só presença.

Retrato da psicóloga Danieli Serra

E aí, gostou desse post?

Mais conteúdos como esse você encontra no blog ou no meu Instagram.
Caso tenha alguma dúvida ou queira agendar uma sessão, estou disponível para te ajudar!
Agende uma sessão